O Que Saber Para Receber Hóspedes No Seu Alojamento Local | COVID 19

O Que Saber Para Receber Turistas Estrangeiros No Seu Alojamento Local | COVID 19 | Proprietários Alojamento Local | Anfitrião Airbnb | Warmrental

Enquanto proprietário(a) de um alojamento local, terá certamente várias dúvidas e incertezas após o anúncio das novas medidas de desconfinamento anunciadas no passado dia 8 de Julho. A Warmrental está aqui para o(a) ajudar. Criámos um guia com dicas, informações úteis e regras para receber hóspedes no seu alojamento local, não só para seu conhecimento mas também para que possa partilhar com os seus hóspedes sempre que necessário.

Relacionado: Como Ser Um Bom Anfitrião De Alojamento Local

O Que Saber Para Receber Turistas No Seu Alojamento Local | COVID 19

Devo exigir o certificado digital ou teste negativo no check-in?

Sim. Todos os alojamentos locais em todo o território continental, independentemente do nível de risco de cada concelho, devem exigir aos seus hóspedes a apresentação do certificado digital ou teste negativo no momento do check-in.

De acordo com as normas em vigor, são admitidos quatro tipos de testes:

  • Teste PCR, realizado nas 72 horas anteriores à sua apresentação;
  • Teste de antigénio com relatório laboratorial, realizado nas 48 horas anteriores à sua apresentação;
  • Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado nas 24 horas anteriores à sua apresentação na presença de um profissional de saúde ou da área farmacêutica que certifique a sua realização e o seu resultado;
  • Teste rápido de antigénio na modalidade de autoteste, realizado no momento, à porta do alojamento local, sob verificação do anfitrião.

Como posso validar os Certificados Digitais?

Os seus hóspedes deverão pedir o certificado digital no Portal SNS 24. Para proceder à sua leitura e validação de certificados emitidos pelos países membros da União Europeia, o proprietário de um alojamento local deverá utilizar a APP Passe Covid, conforme indicado pelo Sistema Nacional de Saúde.

É possível voar para Portugal? Quais são os requisitos?

Poderão embarcar para Portugal os passageiros que, no momento da partida, apresentarem o comprovativo de realização de teste RT-PCR (não são aceites testes rápidos) à COVID-19 com resultado negativo, realizado nas 72 horas anteriores à hora de embarque.

Quem viaja para Portugal deve ainda preencher o Cartão Localização de Passageiro, após o check-in e antes do embarque, na plataforma Portugal Clean & Safe.

Como posso preparar o meu alojamento local?

Seguindo as medidas já adotadas em 2020, relembramos que deve:

  • Criar um plano de contingência e ter à disposição um kit básico de higienização com desinfetante à base de álcool, máscaras cirúrgicas, luvas descartáveis, toalhetes de papel e termómetro.
  • Colocar dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool junto à entrada do seu alojamento local, para usar no check-in e durante a estadia. 
  • Colocar no seu alojamento local os seguintes materiais informativos, pelo menos em Inglês:
    • Folheto com sintomas a ter em atenção, número do SNS24 e contacto do proprietário do alojamento local;
    • Folheto com orientações de prevenção;
    • Folheto com ilustração para uma eficiente lavagem das mãos.

Relacionado: Como Criar Um Livro De Boas-Vindas Para O Seu Alojamento Local

Quais os procedimentos de prevenção a ter no check-in?

Acima de tudo, deve passar uma imagem de confiança e mostrar aos seus hóspedes que podem contar com o seu apoio enquanto anfitrião. Ao viajar, pretendem descansar durante as férias e precisam de se sentir bem-vindos e em segurança enquanto desfrutam da estadia no seu alojamento local. 

Relembramos que deve:

  • Receber os seus hóspedes sempre com a sua máscara colocada corretamente.
  • Evita o contacto físico com os seus hóspedes. Para evitar o tradicional aperto de mãos, poderá manter as mãos ocupadas à chegada ou cumprimentá-los verbalmente assim que os vê. Se não for possível evitar contacto, deve evitar levar as mãos à boca, nariz e olhos e desinfectá-las discretamente assim que possível.
  • Como já é habitual, todos os hóspedes estrangeiros devem preencher o boletim obrigatório do SEF para que possa ser mais fácil identificar as pessoas em risco de infeção, bem como os seus contactos próximos.

Relacionado: O Que É O Check-In Autónomo? Como Facilitar O Check-In No Seu Alojamento Local

Que regras posso relembrar aos meus hóspedes?

Para a saúde de todos nós, é importante continuar a assegurar o cumprimento das regras. Quando receber hóspedes Portugueses e, sobretudo, estrangeiros, poderá informar-lhes – por iniciativa sua ou caso seja questionado por estes durante a estadia – sobre as regras em vigor na generalidade do país sobre as quais poderão não ter conhecimento.

  • É obrigatório o uso de máscara por pessoas com idade igual ou superior a 10 anos para o acesso, circulação ou permanência em espaços públicos fechados; em espaços públicos abertos, é obrigatório o uso de máscara sempre que não seja possível garantir o distanciamento físico.
  • É proibido o consumo de bebidas alcoólicas em espaços públicos ao ar livre, exceto em esplanadas de estabelecimentos de restauração.
  • Os estabelecimentos de restauração e bebidas encerram às 22:30h.
  • É exigido certificado digital ou teste negativo no acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia nos concelhos de risco elevado ou muito elevado.
  • Os estabelecimentos de comércio encerram às 21:00h nos dias de semana e às 19h00 nos fins de semana e feriados.
  • Em caso de sintomas ou suspeita de infeção, os seus hóspedes não se deverão dirigir a um hospital mas sim ligar para a linha de apoio do SNS24 (808 24 24 24). Informe-os de que há um sistema nacional de saúde disponível para todos, se necessário. Poderá, ainda, dar-lhes o seu contacto, mostrando-se disponível para os ajudar.

Poderá igualmente incluir estas regras no seu livro de boas-vindas.

Onde fazer um teste RT-PCR em Portugal?

Esta será, provavelmente, uma das questões que mais irá receber por parte dos seus hóspedes.

Poderá auxiliar o seu hóspede informando-o sobre os Postos de Colheita COVID-19 mais próximos ao alojamento local. Para ter acesso a esta informação, basta visitar o site da Direção Geral da Saúde – aqui e preencher o formulário “Instituições de Apoio à COVID-19”. No campo “Tipo” deverá selecionar “Posto de Colheita COVID 19”. De seguida, escolha o distrito e o concelho onde o seu alojamento local se situa para ter acesso aos postos mais próximos, no Porto, em Lisboa, no Algarve e demais municípios. 

É ainda possível realizar um teste RT-PCR nos aeroportos de Lisboa e Porto e antigénio nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro e Madeira. Atualmente, também podem ser adquiridos testes rápidos de antigénio para modalidade de autoteste em farmácias.

Os resultados dos testes RT-PCR são normalmente partilhados entre 24h e 48h, sendo que deve questionar o laboratório para um prazo mais acertado. É também possível pedir com urgência, caso seja necessário.

Relacionado: 4 Dicas De Como Garantir Avaliações Positivas Dos Seus Hóspedes


Note, por favor, que há constantes atualizações das medidas de prevenção mediante a evolução da situação epidemiológica em Portugal, sendo que estas poderão também variar de município para município. Deve consultar o site da Direção Geral de Saúde ou o Plano de Desconfinamento para informações mais atualizadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *